EXPERIÊNCIAS NA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE DEPEDÊNCIA QUÍMICA EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE

  • Autor
  • NATÉRCIA TAVEIRA CARVALHAES DIAS
  • Co-autores
  • Marcela Souza da Silva , Rogério Eduardo Souza de , Ana Claudia Souza de Almeida Dias
  • Resumo
  •  

    Uma das grandes preocupações atuais das empresas está relacionado ao crescimento do número de casos de dependência, uso e abuso de álcool e drogas entre seus empregados, segundo a Organização Mundial da Saúde, o número chega a 10% do quadro e causa impactos no dia a dia da com licenças médicas longas, faltas, atrasos e baixo rendimento, quando se considera este cenário em empresas, o uso de álcool e drogas potencializa os riscos de acidentes graves nas operações. Este estudo teve como objetivo analisar a implantação de um programa de dependência química em uma empresa de grande porte. Trata-se da análise e estudo de caso 7.000 empregados que opera 24 horas em turnos. Analisou-se o programa ao longo de 2 anos (2015 e 2016) desde a fase de elaboração da política interna da empresa, desenvolvimento de sistema de testagem aleatória (por sorteio), com testes através de etilômetro e amostra de urina com envio para laboratório especializado. Analisou-se o acompanhamento dos empregados que aderiram ao programa com reuniões semanais conduzidas por equipes multidisciplinares composta por Psiquiatra, Médico do Trabalho, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Enfermeira do Trabalho e Assistente Social. Verificou-se neste estudo que o programa de dependência química teve uma relevante adesão voluntária de 90% dos participantes, enquanto os outros 10% ingressaram após terem os resultados identificados como positivo na testagem aleatória. Verificou-se também a reabilitação gradativa dos empregados participantes com índice de 60% no período analisado (em relação ao total de participantes). Também constatou-se que o número de empregados com testagem positiva reduziu aproximadamente 50% no período analisado, com tendência atual de estabilização. O programa apresentou ganhos tangíveis com a recuperação de empregados e com a redução de testes com resultados positivos, e ao analisar os ganhos intangíveis, foi expressivo o ganho para a empresa e para o bem-estar dos empregados. 

     

     

  • Palavras-chave
  • Programa, Dependência Química, Experiência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Gestão
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com