Introdução: Diante da pandemia causada pelo COVID-19 a sociedade tem enfrentado desafios e necessidades de adaptações em diversas frentes (OPAS, 2020). O distanciamento social, no contexto da educação superior, fechou as universidades passando a exigir um novo modelo educacional substituindo as aulas presenciais por aulas digitais enquanto durar a pandemia (BRASIL, 2020). Objetivo: Refletir sobre a educação superior em enfermagem frente à pandemia. Método: Estudo descritivo, de revisão bibliográfica nas bases Scielo, Lilacs e Medline. Foram encontrados 4 artigos com publicação até o momento. Resultados: A abrupta interrupção do ensino universitário presencial fez com que docentes e discentes de enfermagem se reinventassem diante desse contexto, valorizando mais do que nunca o autoaprendizado. O interessante uso de ferramentas tecnológicas (salas virtuais) nas aulas de enfermagem potencializaram o trabalho dos envolvidos, disponibilizando aulas remotas teóricas, orientações e atividades. Também houve um estímulo à participação em eventos científicos on-line e editais de fomentos/incentivos a pesquisa contra o vírus e seus impactos, estimulando o ensino e a aprendizagem (COSTA, 2020). Discussão: Para Torres (2020) o repto dos docentes enfermeiros em adaptar os conteúdos e dinamismo de sala de aula ao novo modelo recomendado sem prejuízo no processo de aprendizagem ressalta ainda mais a importância das instituições de ensino superior a esta modalidade de educação. Conclusão: A nova pandemia trouxe mudanças para todo o sistema de educação e a enfermagem, tão valorizada no momento, necessita de uma adequada formação, portanto, a tecnologia deve ser entendida como complemento no crescimento acadêmico/profissional. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: A reinvenção da enfermagem socialmente comprometida oferece resposta eficaz ao próximo. Quanto á formação de futuros profissionais de enfermagem é desafiador o contexto de educação virtual para algumas disciplinas, se fazendo necessário prática, assim o método remoto se apresenta insuficiente para as habilidades exigidas em cuidar de seres humanos
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com