As metodologias ativas são metodologias de ensino centradas no estudante, visando superar a memorização e a transferência de conteúdos. São metodologias que estimulam a autonomia, promovendo reflexão, responsabilidade e mudanças de comportamento, necessários à construção do conhecimento. Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização de metodologias ativas nas aulas de Ética em um Curso Técnico em Enfermagem. As metodologias ativas utilizadas foram aula dialogada e a metodologia da problematização. Foram registradas observações sobre opiniões e desenvolvimento dos estudantes durante as aulas. Inicialmente, foi utilizada a aula dialogada para levantamento do conhecimento prévio e discussão dos conceitos básicos sobre o tema. A metodologia da problematização foi utilizada para trabalhar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, buscando refletir sobre problemas éticos no exercício da profissão. As metodologias ativas utilizadas permitiram diálogo entre professor e estudantes, permitindo maior participação nas aulas. Os estudantes trouxeram, de suas experiências, problemas éticos e puderam discutir a teoria por meio dessas situações. As limitações observadas na utilização das metodologias ativas incluíram a interação entre os estudantes nas atividades em grupo e o espaço físico, muitas vezes pequeno para realização de discussões em grupo. As alternativas para trabalhar essas limitações foram a distribuição de tarefas dentro do grupo, incentivando a interação entre os membros e a utilização de novos espaços para as atividades em grupo além da sala. Dessa maneira, foi possível perceber que as metodologias ativas contribuíram para a participação dos estudantes durante as aulas e para a aproximação entre teoria e prática. Além disso a reflexão sobre problemas éticos permitiu a reflexão sobre mudanças de comportamento, contribuindo para a conduta profissional adequada.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com