AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

  • Autor
  • Letícia de Oliveira Baliana
  • Co-autores
  • Elizabeth Barichello , Lorena Campos Mendes , Stephania Ferreira Borges Marcacini , Graziela Angelo Alves
  • Resumo
  •  

    Título: AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Introdução: O trabalho em saúde tem como principal função o cuidar. Ações que ultrapassam os procedimentos técnicos e envolvem constante carga emocional para lidar com sofrimento, manter a dignidade e lidar com as situações de desfechos negativos. É necessária uma relação de bem-estar físico e psíquico, especialmente no ambiente hospitalar onde estão relacionados ao equilíbrio entre o desenvolvimento e a satisfação na realização das funções, quando não ocorre gera complicações, tensões e desajustes que provocam o adoecimento físico e mental do trabalhador.Objetivo: Analisar a prevalência de depressão, ansiedade e estresse nos profissionais de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo transversal e analítico com abordagem quantitativa. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, sendo um sociodemográfico e ocupacional e a Depression, Anxiety and Stress Scale-21 (DASS-21). A relação entre as variáveis foi realizada através dos coeficientes de relação de Pearson e teste t- student, foi incluída também na análise de Regressão Linear Múltipla. Resultados: Foram 99 profissionais. Apresentaram escore moderado de depressão 37 (37,4%), escore extremamente grave de ansiedade 34 (34,3%) e normal para o estresse 30 (30,3%).  Tanto para depressão, ansiedade e estresse, o sexo feminino apresentou médias maiores, sendo estatisticamente significativo.  Constatou-se que correlação entre o sexo e a ansiedade é fraca e positiva, corroborada pela regressão linear. Discussão: As mulheres são mais acometidas pela depressão, ansiedade e estresse. Conclusão: É necessária a intervenção das instituições para a prevenção e tratamento das alterações de saúde mental dos trabalhadores da enfermagem, evitando o comprometimento do cuidado ao paciente. Contribuições e implicações para a enfermagem: Caracterizou-se sociodemográfica e ocupacional a equipe de enfermagem de hospital Universitário e verificou-se a influência dessas variáveis sobre a depressão, ansiedade e estresse, expandindo o conhecimento acerca da saúde mental dos profissionais.

     

  • Palavras-chave
  • Depressão, ansiedade, estresse
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com