A importância de uma legislação e políticas efetivas para redução do suicídio no Brasil

  • Autor
  • Joice Cristina de Paula
  • Co-autores
  • Nadja Cristiane Lappann Botti
  • Resumo
  •  

    Introdução: A análise de projetos de leis relacionados à prevenção do suicídio no Brasil nos leva a refletir como uma legislação efetiva contribuiria para o avanço do sistema de saúde nacional.

    Objetivo: analisar a evolução da legislativa relacionada à prevenção do suicídio no Brasil, entre os anos de 2007 à 2017, na Câmara dos Deputados.

    Método: Foi realizada pesquisa documental, análise documental e de conteúdo dos projetos de lei propostos na Câmara dos Deputados relacionados à prevenção do suicídio.

    Resultados: Foram encontradas um total de 20 projetos de leis referentes a dois grupos de documentos denominados: política pública e alterações legislativas. Sendo que 10 foram apresentados em 2017 (50%), três em 2007 (15%) e 2008 (15%), dois em 2016 (10%) e um nos anos de 2012 (5%) e 2015 (5%). No que se refere a categoria de análise tem-se que seis projetos são relacionados a política pública (30%) e 14 são atinentes a alteração legislativa (70%).

    Discussão e Conclusão: Verifica-se que na década 2007-2017 foram propostos total de 25.985 Projetos de Lei na Câmara dos Deputados, portanto os Projetos relacionados a temática do suicídio configuram 0,08% dos apresentados a Casa Legislativa. Considerando-se que quase 900.000 casos de suicídio ocorrem anualmente através do mundo, é caso de prioridade mundial, no Brasil, no período de 2011 a 2015, foram registradas 55.649 mortes por suicídio, com uma taxa geral de 5,5/100 mil hab., variando de 5,3 em 2011 a 5,7 em 2015.

    Contribuições e implicações para a enfermagem: observa-se a deficiência de legislações e políticas públicas para redução do suicídio e a necessidade de implantação de políticas preventivas relacionadas ao suicídio no Brasil, visto que as propostas relativas à temática representam menos de 1% das demandas.

     

  • Palavras-chave
  • suicídio, tentativa de suicídio, legislação, política pública.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com