Título: INCIDÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM SEDE PERIOPERATÓRIA. Introdução: A sede é um fator recorrente em pacientes cirúrgicos, porém pouco abordada pelos profissionais. Objetivos: Avaliar a incidência das características definidoras relacionadas a proposição do DE Sede Perioperatória. Método: Pesquisa quantitativa, analítica e transversal, realizada no pré e pós-operatório imediato em um hospital universitário de grande porte. Os dados foram analisados e apresentados em frequências e medidas de tendência central. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 94634018.5.0000.5231). Resultados: Participaram 150 pacientes, com idade média de 43,1 (±18,5) anos, predominância do sexo feminino (59,3%), cor branca (56%) e clínica cirúrgica ginecológica (26%). A média de tempo de jejum foi de 13 horas (±5:11) variando de duas a 41 horas. A sede teve prevalência de 69,3% no pré e 81,3% no pós-operatório imediato e intensidade média de 4,62 (±3,6) e 5,67 (±3,53) respectivamente. As características definidoras no pré e pós-operatório foram: boca seca (75,3%-86,7%); lábios ressecados (71,3%-82,7%); vontade de beber água (64%-72,7%); constante deglutição de saliva (62,7%-70%); garganta seca (58%-72%); saliva grossa (48,7%-53,4); língua grossa (46%-54,7%); gosto ruim na boca (41%-46%); relato do cuidador (0,7%-0%). Discussão: A sede e suas características apresentam um aumento na proporção, em sua maioria significativos, do pré para o pós-operatório, devido ao procedimento cirúrgico e anestésico, intubação, temperatura da sala operatória e aumento do tempo de jejum. Conclusão: A sede possui alta prevalência em todo a experiência cirúrgica, aumentando no pós-operatório devido o tempo de jejum e consequentes do procedimento anestésico-cirúrgico. A incidência das características definidoras também aumentou no pós-operatório. Contribuições e implicações para a Enfermagem: A proposição do diagnóstico de enfermagem Sede Perioperatório pode auxiliar aos profissionais no planejamento e implementação de ações para este desconforto.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com