Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) apontam em primeiro lugar entre as causas de morte no Brasil, representando 30% dos casos notificados no país, em 2019. A OMS no recente levantamento feito em 2015 cerca de 17,7 milhões de pessoas foram a óbito representando 31% da população global. Objetivo: Relacionar o consumo de álcool e seus efeitos cardiovasculares na população vulnerável de rua no centro de São Paulo. Método: Utilizamos o método quantitativo, sendo uma pesquisa de campo de caráter exploratório e transversal, aprovado pelo Comitê de Ética institucional sob protocolo 036417, CAAE:21519413.40000.5511. Realizada no centro de São Paulo a pesquisa contou com 177 voluntários em situação vulnerável de rua entre os meses de novembro de 2019 a março de 2020 tendo entre 18 e 60 anos, submetidos a questionário previamente, selecionados por conveniência. Aplicamos um o instrumento com caracterização socio demográfico elencando os FR, para doenças cardiovasculares, com mensuração da pressão arterial e frequência cardíaca e dados antropométricos. Resultados : Analisando os dados e tratamento estatístico, observamos que a população estudada apresenta as características de gênero: 64% do sexo masculino, 7% do sexo feminino 3% Transsexuais de 100% dos entrevistados 74% afirmaram fazer uso de bebidas alcoólicas , 84% dos entrevistados em geral, não souberam caracterizar o etilismo como um FR. Discussão: O consumo de álcool , pode acarretar em possíveis desfechos com, danos irreversíveis na contratilidade miocárdica, insuficiência cardíaca, disfunção ventricular, dentre outros. Conclusão: Concluímos que o uso do álcool está relacionado ao, estilo de vida hábito frequente e substituto de outros fluidos como água, e para fins psicoemocionais e ativos. Implicações para a Enfermagem: A enfermagem possui papel fundamental na promoção de mudanças no estilo de vida , com propostas intervencionistas e diminuir à incidência do alcoolismo.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com