INTRODUÇÃO: Por não se encaixarem nos padrões heteronormativos, a população LGBTQIA+ recebe um tratamento pejorativo e excludente na sociedade, o que limita o acesso deles aos serviços de saúde. OBJETIVO: Buscar na literatura científica disponível, produções que elucidem sobre o papel do enfermeiro atuante na atenção primária em se tratando da saúde da população LGBTQIA+. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa na base de dados BVS, Scielo e google acadêmico, utilizando os descritores MeSH: minorias sexuais e de gênero, atenção primária à saúde, enfermagem. Foram incluídas publicações em português e inglês, de qualquer tipo de estudo e dos últimos 5 anos. As buscas foram realizadas em agosto de 2020, a análise inicial foi realizada com base no título e no abstract das produções encontradas, posteriormente foi requerido o texto integral dos estudos que discorriam acerca da seguinte pergunta de pesquisa: “Como tem sido a atuação do enfermeiro da unidade básica frente o cuidado à saúde da população LGBTQIA+?”. RESULTADOS: 10 artigos foram encontrados no BVS, 1 no Scielo e uma filtragem mais minuciosa foi demandada nos artigos encontrados pelo google acadêmico. De toda a produção, foram selecionados 10 artigos. Os artigos abordam o desconhecimento de profissionais quanto às ações de saúde pré-determinadas na política, bem como o despreparo dos profissionais para o acolhimento desse grupo. Há artigo que aborda a visão dos profissionais de saúde em relação ao público vulnerável LGBTQIA+. Não há, contudo, artigos que respondam exatamente à pergunta deste estudo. CONCLUSÃO: Mais estudos sobre esse tema precisam ser executados. De acordo com a PNSILGBT, Os enfermeiros deveriam atuar em ações de promoção à saúde, como combate a LGBTIfobia, saúde reprodutiva e sexual, ações preventivas, como vacinações, rastreamentos de IST e violência, ações terapêuticas, como cuidados em saúde mental e hormonização que, podem ser feitos na atenção primária à saúde.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com