INTRODUÇÃO: O Currículo Lattes é um banco de dados, dentro da Plataforma Lattes, que registra toda a vida acadêmica de professores, estudantes e pesquisadores. Ele se tornou um padrão nacional, sendo adotado por instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do Brasil. Devido sua credibilidade e amplitude de informação o Lattes se tornou uma ferramenta de análise de mérito e competência de candidatos para financiamentos de pesquisas. OBJETIVO: Analisar o conhecimento de discentes acerca da Plataforma Lattes. MÉTODO: Trata-se de um artigo descritivo quantitativo, realizado através de aplicação de questionários à 1400 pessoas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os entrevistados 87% já possuíam cadastro na plataforma e 13% não. Em relação a periodicidade de atualização do currículo 42% atualizam frequentemente, 4% anualmente, 10% semestralmente e 6% trimestralmente e 38% raramente. Logo observa-se que grande parte dos entrevistados que possuem cadastro na plataforma realizam a atualização do seu currículo periodicamente. Isso se da pelo fato de 57% dos entrevistados terem algum artigo publicado ou estão em fase de construção. No entanto, somente 38% dos entrevistados conhecem o ORCID e 80% não o possui incorporado ao seu Lattes. CONCLUSÃO: O Currículo Lattes é uma plataforma amplamente utilizada, em relação aos acadêmicos e pesquisadores por registrar o desenvolvimento de pesquisas e sua atuação durante sua formação profissional. No entanto, percebe-se que ainda há uma porcentagem considerável de pessoas que não a utilizam periodicamente, e ainda uma grande fração dos entrevistados não conhecem ou fazem uso de ferramentas como o ORCID, que está diretamente associado ao Currículo Lattes e à publicação de pesquisas. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O profissional de saúde deve estar sempre se atualizando e capacitando para agregar conhecimento na sua prática profissional, vale destacar que o currículo é uma vitrine da sua formação não só acadêmica como profissional.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com