Introdução: Parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção abrupta da frequência cardíaca, movimentos respiratórios e perda de consciência que causa danos cerebrais irreversíveis e morte, se as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) não forem realizadas imediatamente e de forma correta. Outrossim, em vista da ocorrência inesperada da PCR, existe a necessidade do treinamento de socorristas e indivíduos leigos em diversos âmbitos sociais, inclusive nos cursos de graduação em saúde, para que haja segurança na sobrevida da vítima até a chegada da equipe de suporte avançado. Objetivo: O estudo teve o objetivo de avaliar o impacto de uma intervenção educativa em Parada Cardiorrespiratória. Método: Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo realizado com a população composta por 30 estudantes do Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que integram como público alvo, o Projeto de Extensão Ações extensionistas para capacitação no Suporte Básico de Vida no atendimento das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Resultados: Os resultados dos pós testes após as intervenções alcançaram uma média maior de acertos em comparação aos pré testes. Discussão: É notória a influência das intervenções nos resultados encontrados, demonstrando que as atividades teóricas da extensão foram imprescindíveis na aquisição de conhecimento da amostra deste. Mostrando assim que a teoria, tanto quanto a prática, é essencial na construção do conhecimento. Conclusão: Considerando o êxito nas ações educativas realizadas e o cumprimento dos objetivos propostos, avaliou-se que as ações educativas na prática de reanimação cardiopulmonar contribuíram para a formação dos discentes. Contribuições e implicações para a enfermagem: Assim, vê-se a importância das ações extensionistas realizadas no tocante a aprendizagem no Suporte Básico de Vida na formação profissional do enfermeiro.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com