Introdução: A diabetes mellitus é proveniente da deficiência ou ineficácia na secreção e ação da insulina. Com o tempo, a glicemia elevada no sangue pode ocasionar a neuropatia diabética acarretando na perda da sensibilidade nos pés, resultando em ferimentos. A enfermagem atua realizando a avaliação da lesão e a assistência integral através da consulta de enfermagem. Objetivo: Avaliar de forma quantitativa o registro de enfermagem em consultas a pacientes de um ambulatório de pé diabético em hospital de ensino em Minas Gerais. Metodologia: Estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de pé diabético, no período de Outubro de 2019 a Março de 2020, a portadores de lesão assistidos no ambulatório multiprofissional. Resultados: Foram atendidos um total de 25 pacientes no período, sendo maioria 60% sexo masculino, não houve registro sobre os níveis glicêmicos em 92% dos casos, a lesão foi mensurada em 56%, em 76% dos pacientes não realizaram aferição dos pulsos tibial posterior e pedioso. A história pregressa estava completa em 44% dos prontuários, 20% incompleta e 36% sem registro. Dor e edema foram avaliados na maioria dos pacientes, 84% e 68%, respectivamente. Discussão/Conclusão: Com base nos resultados nota-se a necessidade da realização do exame físico completo e manutenção das condutas durante as consultas de enfermagem. Ademais, a assistência ambulatorial realizada aos portadores de diabetes mellitus com lesão, auxilia no cuidado em todos estágios da ferida e realiza a promoção e prevenção dos agravos causados pela neuropatia. Contribuições e implicações para Enfermagem: Os resultados demonstram a relevância da consulta de enfermagem no tratamento de lesões, onde o enfermeiro é agente primordial. Mesmo sendo ambulatório multiprofissional com atendimento de alunos de graduação, rever as ações realizadas no ambulatório aumenta o conhecimento teórico-prático e contribui para formação acadêmica.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com