Introdução: O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) lançou um programa de apoio emocional a profissionais de enfermagem, denominado Programa de Enfermagem Solidária, em resposta ao impacto na saúde e na vida dos profissionais da Enfermagem devido a pandemia de Covid-19, que favoreceu a instauração de processo de sofrimento psíquico. Objetivo: Relatar a experiência de adaptação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e do processo de enfermagem (PE) em atendimentos remotos no referido programa. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação enquanto Enfermeiro em Saúde Mental no programa informado, referente ao período de março a agosto de 2020. Os atendimentos ocorreram através de plataforma online via chat escrito. Atendimentos fundamentados na Teoria de Enfermagem de Imogene King (alcance de metas). A duração média dos atendimentos variou de 45-60 minutos, sendo todos os registros com garantia de sigilo. Resultados e Discussão: Os 78 atendimentos foram realizados sob a observância da teoria proposta, buscando-se implementar as etapas de: ação (profissional/atender, pessoa/procurar atendimento); reação (relato do motivo da busca pelo atendimento e oferta de leitura atenta); obtenção de metas (com exploração de história de vida, identificando-se problemas de enfermagem); estabelecimento de metas (construindo o planejamento de ações); exploração e concordância de meios para obtenção de metas (discutindo-se como implementar propostas anteriormente discutidas); transação (negociação/troca social de saberes para formalizar metas, vias e potencialidades); obtenção de metas (entendida enquanto resposta à angústia emocional que levou ao atendimento, com orientações de conclusão condizentes com o nível de sofrimento psíquico). Conclusão: Apesar das limitações, foi possível adaptar a SAE e PE. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Através dos atendimentos foi possível verificar o protagonismo da enfermagem na área da saúde mental, bem como compreender as vias de aplicação da SAE e do PE, mesmo através de um modelo de atendimento remoto.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com