A assistência à criança em situação de emergência pode ser estressante para o enfermeiro. O choro pode trazer desconforto, a falta de colaboração, o medo, os familiares ou acompanhantes presentes na realização dos procedimentos, são fatores que podem interferir nas habilidades e concentração deste profissional, atrapalhando a sua execução. Este estudo tem o objetivo de conhecer as vivências de enfermeiros no cuidado a criança em situação de emergência. Estudo qualitativo com onze enfermeiros que atuam em unidades de emergência, identificados através da técnica bola de neve. Todas as entrevistas realizadas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra para serem analisadas através da análise de conteúdo. Foram definidas quatro categorias: 1-fazer a diferença e poder ajudar; 2-o saber lidar com a criança; 3-a presença dos pais/familiar durante o atendimento; 4-a perda, o medo do fracasso. O estudo recebeu parecer favorável do comitê de ética. A possibilidade de salvar a vida de uma criança é um grande fator de motivação para os enfermeiros. Também deve-se ter empatia e estabelecer uma relação de confiança entre o paciente e familiares deste. Angústia, medo, fracasso foram comuns nas falas dos sujeitos, participantes do estudo, e percebeu-se que a possibilidade da perda de uma criança durante um atendimento é algo que os assombra. É preciso desenvolver uma capacidade de auto-controle e também uma boa relação afetiva entre quem cuida e quem é cuidado e com os familiares. Assim, verifica-se a importância deste tema para a enfermagem, pois, deve ser abordado durante a formação destes profissionais, para que enfermeiros estejam capacitados e possam gerenciar a assistência integral frente a criança em situações extremas. Espera que este estudo possa instigar a realização de novas pesquisas, visto que a literatura científica sobre esse tema ainda é escassa e para que a prática assistencial seja sempre norteada pela cientificidade.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com