CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM NEONATAL: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO.
Introdução: A técnica de banho de ofurô (BOF) simula o ambiente intrauterino, proporcionando ao recém-nascido a redução do estresse e favorecendo seu desenvolvimento. Objetivo: Apoiar a implementação da técnica do banho de ofurô em recém-nascidos de alto risco realizado por enfermeiro da unidade canguru de uma maternidade estadual de referência em Manaus. Método: Trata-se de relato de experiência de caráter descritivo. A primeira etapa do projeto ocorreu de agosto a outubro de 2019 e a segunda de novembro de 2019 a julho de 2020. Para a preparação dos membros do projeto para a execução da técnica do BOF foram ofertadas aulas teóricas e teórico-práticas. Após essa fase seguiu-se o planejamento e desenvolvimento de estratégias de apoio a implementação institucional da técnica. Resultados: Foi elaborado um treinamento de seis módulos, alicerçado nos fundamentos do ensino à distância direcionado aos enfermeiros da unidade canguru, com carga horária de 20 horas. Como material de apoio ao processo de ensino-aprendizado, foram produzidas duas tecnologias educacionais digitais: vídeos e e-book sobre o BOF em prematuros e recém-nascidos de baixo peso institucionalizados. Após definição e revisão do roteiro de filmagem, em ambiente simulado, foram produzidos vídeos demonstrando o passo-a-passo da execução da técnica. E, com o propósito de ampliar o acesso ao material instrutivo foi produzido um e-book ilustrado com descrição detalhada de todos os passos da técnica. Discussão: Segundo Perini et al. (2014), a equipe de enfermagem é essencial para a realização da técnica BOF já que possui maior contato com os pacientes. Conclusão: Esse projeto possibilitou o envolvimento de discentes e docentes da universidade com o cuidado em unidades canguru, promovendo a aquisição de habilidades específicas aos futuros profissionais de enfermagem e aos que estão em qualificação da área.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com