Introdução: no Brasil, o câncer de cólon e reto está entre os quatro tumores de maior incidência entre a população. Objetivo: identificar os fatores que influenciam a sobrevida nas neoplasias colorretais. Método: revisão integrativa da literatura. Incluíram-se artigos completos, gratuitos, realizados no Brasil, em português e inglês, entre 2010 e 2020 nas bases da MedLine, Lilacs e Scielo. Utilizaram-se os descritores: “Neoplasias Colorretais”, “Sobrevida”, “Prognóstico” e “Brasil” e os correspondentes em inglês: “Colorectal neoplasms”, “Survival”, “Prognosis” e “Brazil”. Foram selecionados 15 artigos. Resultados e discussão: quanto a sobrevida, a dieta desenvolve papel fundamental na iniciação, progressão e prevenção do CCR, a ingestão de alimentos funcionais, como probióticos, prebióticos e simbióticos proporcionam além da nutrição básica, efeitos anti-inflamatórios, auxiliando na imunidade. A desnutrição pode aumentar o risco de morte. O índice de linfonodos comprometidos é um forte preditor para recidivas tumorais no estágio III. A localização do tumor nos cólons em direito e esquerdo, não influencia na sobrevida, contudo, o estágio da doença sim. E, a contagem elevada de neutrófilos, assim como a presença em número de infecções agudas bacterianas durante ou após o final do tratamento, foi associada à piora da sobrevida específica. Conclusão: deve ser estimulada a produção de mais estudos no Brasil que abordem os fatores relacionados à sobrevida da população, pois, essa é uma patologia passível de tratamento e, na maioria dos casos, curável, quando detectada precocemente e na ausência de metástases. Contribuições e implicações para a Enfermagem: garantia do embasamento técnico-científico como norteador de ações e condutas no manejo destes pacientes, buscando um prolongamento de vida com qualidade, a partir de medidas preventivas e educativas.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com