Introdução: As hospitalizações por causas externas nos idosos representam importante impacto sobre o adoecimento nesse grupo etário sendo fundamental seu conhecimento para adoção de medidas preventivas. Objetivo descrever as internações por causas externas em idosos pernambucanos e caracterizar a distribuição espacial entre os municípios do estado. Método: estudo descritivo com dados secundários e agregados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) disponíveis no Departamento de Informática do SUS. Incluíram-se no estudo as causas das internações do capítulo XX da CID-10 processadas em 2019, idosos residentes no estado de Pernambuco. Adotou-se a estatística descritiva por meio da distribuição das frequências absolutas das internações. Não foi necessária apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa seguindo a Resolução CNS nº 510/2016. Resultados e discussão: As internações por causas externas estiveram presentes em todas as macrorregiões de saúde distribuídas no território estadual. Foram registradas 11814 hospitalizações sendo a principal causa outras causas externas de lesões acidentais (9301). As mulheres apresentaram maiores registros no total. Porém, analisando essa frequência entre as causas, os homens tiveram maiores ocorrências em algumas causas. Os idosos mais jovens (60 a 69 anos) foram mais acometidos no total e em todas os motivos de internação. Conclusão: as causas externas de morbidade representam importante impacto na saúde da população idosa, especialmente nos idosos mais jovens sendo registradas em todo território estadual. Contribuições e implicações para a enfermagem: as causas externas envolvem atuação de equipe multidisciplinar incluindo o enfermeiro em especial no fomento de ações de educação em saúde, notificação dos casos e encaminhamentos quando necessário. Ademais, a enfermagem deve proporcionar atendimento acolhedor e com escuta qualificada proporcionando orientações, estando também atenta aos sinais de agravamento de casos e consequente redução da mortalidade.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com