Introdução: estudos que abordam os acidentes de transporte terrestre possuem grande relevância no contexto atual da saúde pública, pois podem direcionar ações para prevenção de comorbidades e de mortes relacionadas a tais acidentes. Objetivo: traçar o perfil demográfico e os principais tipos dos acidentes de transporte terrestre ocorridos em rodovias federais. Método: foi realizado estudo descritivo dos acidentes de transporte terrestre ocorridos nessa região, entre 2012 e 2014, e que foram notificados pela Polícia Rodoviária Federal. Utilizou-se a estatística descritiva como método de análise dos dados com apresentação das frequências absolutas e relativas e das medidas de tendência central e dispersão como média e desvio padrão. Os dados foram analisados com os programas Microsoft Office Excel e Stata 14.0. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de Pernambuco sob o Protocolo nº 1.686.222. Resultados e discussão: O perfil das vítimas possui idade média de 35,3 anos (Desvio Padrão = 13,7) e é majoritariamente formado por homens (80,1%) adultos. O principal tipo de acidente ocorrido foi colisão (frontal, lateral, traseira ou transversal), representando 73.9%. Esse perfil se repete em outras regiões brasileiras e a colisão também foi o tipo de acidente mais frequente. Conclusão: o perfil formado por adultos jovens e homens eleva perdas indiretas, precocidade dos anos potenciais de vida perdidos e acarreta diminuição da produtividade como consequência dos acidentes. Contribuições e implicações para a Enfermagem: as características identificadas possibilitam o aprimoramento de políticas públicas e, consequentemente, a redução de internações e de outras consequências dos acidentes de transporte terrestre.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com