Introdução: Os casos registrados da COVID-19 mostram os idosos como público de maior risco de evolução grave, em especial com comorbidades associadas e outros fatores, sendo necessário maior aprofundamento e conhecimento da temática. Objetivo: Conhecer os fatores associados à gravidade dos casos de COVID-19 entre idosos. Método: revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados da PubMed, em 28/08/2020. Utilizaram-se os descritores: Elderly, Covid-19, Risk Factors. Incluíram-se artigos com texto completo disponível, publicados em 2020 e que atendiam aos objetivos propostos totalizando 10 artigos. Foram excluídos os artigos de opinião, cartas narrativas e artigos que não correspondiam ao objetivo do trabalho. Resultados e discussão: A idade foi trazida na literatura como um fator de risco para mortalidade em idosos, além de outros fatores. O desequilíbrio do sistema imune de idosos pode desencadear várias alterações negativas no processo de defesa contra patógenos, fazendo com que uma infecção pelo COVID-19, tenha maior chance de desenvolver uma síndrome, chamada tempestade de citocinas, indicando prognósticos mais graves. Alterações de alguns marcadores foram apontados como fatores de risco, destacando-se a proteína C-reativa, nitrogênio da ureia no sangue, dentre outros. Presença de comorbidades também foram relacionadas a maior gravidade assim como estilo de vida, genes, sistema imune individual foram associados à mortalidade. Conclusão: os fatores de risco para a COVID-19 em idosos necessitam ser aprofundados, para comprovação de hipóteses, como a real influência da hipertensão e o gênero no aumento da mortalidade, além de novas evidências. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Com esse estudo é possível ter uma visão melhor, sobre quais os fatores associados ao covid-19 que em idosos acarreta um aumento na mortalidade permitindo maior atuação nas medidas de cuidado e prevenção pela equipe de enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com