Introdução: A atenção primária (APS) é a porta de entrada do usuário à rede pública de saúde, inclusive no enfretamento à pandemia de COVID-19, declarada em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A atuação de enfermeiras residentes em saúde da família, em unidades básicas de saúde, no contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, é um diferencial para manutenção da qualidade da assistência, além de proporcionar a implementação do Fast-Track do Ministério da Saúde (MS) para atendimento a pacientes com suspeita de COVID-19. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas por residentes no atendimento a pacientes diante da pandemia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de enfermeiras residentes atuando na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Divinópolis-MG durante a pandemia de COVID-19. Discussão: Nos últimos meses, o atendimento na ESF, está focado, principalmente, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Além das consultas aos pacientes aplicando o Fast-Track desenvolvido pelo MS para nortear a atuação dos profissionais de saúde da rede pública, as residentes atuam na construção de materiais informativos e na orientação aos usuários, quanto aos cuidados necessários para evitar a disseminação da COVID-19. Resultados: A atuação das residentes tem contribuído significativamente para o processo de educação em saúde da população sobre os cuidados a serem tomados diante da pandemia, bem como a assistência prestada tem melhorado a condição de saúde destes indivíduos. Conclusão: Ainda existem pessoas que não realizam os cuidados, mas boa parte da população compreende a gravidade dessa doença e, por cautela, respeitam as recomendações e mudaram os hábitos. A partir disso, pode-se concluir o quão eficaz e importante é o trabalho dos profissionais de saúde, na orientação aos usuários. Contribuições e implicações para a enfermagem: Essa experiência tem sido engrandecedora, pois proporciona crescimento profissional e pessoal, diante de uma situação jamais vivida.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com