Introdução: Sabe-se que pacientes em uso da ventilação mecânica (VM) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exigem cuidados especiais, já que, fatores como o enfraquecimento nas defesas do organismo, grande exposição a agentes resistentes e agressivos, e a própria colonização de microrganismos nos dispositivos respiratórios, expõem ao risco elevado de adquirir infecções, em destaque, a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM). Objetivos: Descrever os principais cuidados de enfermagem a fim de prevenir a PAVM e sua importância. Método: Tratou-se de uma revisão bibliográfica, selecionando a literatura realizada entre o período de 2010 a 2020. Resultados: Na literatura, averiguou-se que os principais cuidados realizados pela enfermagem, incluem o uso de antissépticos na higiene oral, aspiração das secreções, manter decúbito elevado entre 30-45°, adequar rotineiramente o nível de sedação e teste de respiração espontânea, evitar extubação não programada e reintubação, monitorar pressão do cuff, cuidados com circuitos do ventilador e outros dispositivos, e a higienização das mãos dos profissionais de saúde. Discussão: Dentre os estudos analisados, percebeu-se que os cuidados considerados mais importantes para prevenção de PAVM adotados pela enfermagem foram respectivamente higiene oral, elevação da cabeceira no leito 30º-45º, monitoramento da pressão do cuff, aspiração de secreções, manutenção do circuito do ventilador e higienização das mãos. Ademais, verificou-se que não há muita adesão em sua implementação, mas quando realizados, apresentam efeitos positivos. Conclusão: Conclui-se que a enfermagem tem papel essencial no controle e prevenção da PAVM, visto que, cuidados relativos ao uso de VM na UTI são de sua competência. Assim, torna-se necessário a educação permanente em toda equipe que presta assistência ao paciente crítico e a vigilância constante na assistência prestada. Contribuições e implicações para Enfermagem: Contribuirá para que o processo de enfermagem seja executado com qualidade e segurança.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com