Introdução:?Enfermeiros devem atuar como educadores, promovendo inovação e ações de prevenção, proteção e recuperação da saúde. Afim de realizar suas atividades de maneira efetiva, deve-se priorizar a melhor comunicação possível entre a equipe e os clientes. Este estudo avalia então o uso de comunicação eletrônica por troca de mensagens em uma unidade básica de saúde. Objetivos:?Identificar a efetividade da comunicação por meio de mensagens eletrônicas instantâneas, focado na melhoria da adesão no acompanhamento de gestantes, puérperas e consultas agendadas na atenção básica. Metodologia:?Por doze meses, uma equipe de quatro enfermeiros de um serviço público de atenção básica à saúde utilizou um aplicativo de troca de mensagens para entrar em contato com pacientes gestantes ou puérperas, no qual era possível agendar consultas e realizar busca ativa dos pacientes. Resultados: Os aplicativos de mensagens se mostraram uma eficiente ferramenta de atenção à saúde, proporcionando um contato ágil, barato e constante entre a equipe e a população. Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 foram agendadas 529 consultas através de aplicativo eletrônico, sendo observada menor ausência dos clientes nas consultas, devido ao aviso prévio da mesma via mensagem. Conclusões:?A velocidade da comunicação por meio de aplicativos proporcionou uma redução de casos faltosos na unidade, facilitando os agendamentos, e proporcionando melhorias mensuráveis dos níveis de saúde e do total de consultas de gestantes. Mesmo no pós-parto, as puérperas permaneceram em contato com a equipe pela troca de mensagens o que diminui aglomerações na unidade, mas ainda assim promove um acompanhamento do estado de saúde do paciente. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: Este estudo nos mostra que a inovação comunicacional na atuação profissional de saúde nas unidades básicas promove resultados significativos nos níveis de acompanhamento do paciente.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com