USO DA CLOREXIDINA NAS PREPARAÇÕES DE PELE ANTES DA CESARIANA
INTRODUÇÃO: As Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC) após o parto cesáreo estão associadas, em grande parte, a própria flora microbiana da pele, no qual o uso de antissépticos tem sido utilizado para diminuição de microrganismos in loco. OBJETIVO: Avaliar a aplicação da clorexidina na pele para redução de ISC de cesariana. MÉTODO: Revisão bibliográfica realizada nas bases BVS e SCIELO, utilizando os descritores: Clorexidina; Infecção Puerperal; Saúde Materna, incluindo estudos de ensaio clínicos publicados entre 2016 a 2020, disponíveis gratuitamente, na língua portuguesa e inglesa. RESULTADOS: Uma pesquisa afirmou que o uso programado de panos de gluconato de clorexidina antes da admissão em comparação com o placebo não reduziu o risco significativamente de ISC. Corroborando, um ensaio clínico controlado randomizado, realizado em quatro maternidades no Reino Unido, no qual as mulheres foram randomizadas 1:1 para clorexidina 0,05% ou sem limpeza, revelou que as mães que tiveram limpeza vaginal, obtiveram maior índice de endometrite do que as mulheres sem limpeza, na proporção de 1,3% e 0,7%, respectivamente. Em contrapartida, uma pesquisa comparou a efetividade da clorexidina-álcool com povidona-iodo, resultando em taxas reduzidas ??de ISC, inserindo ambos como potentes agentes antissépticos para a preparação da pele antes da cesariana DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A interface dos estudos demonstra que a clorexidina ainda não pode ser considerada como um eficiente antisséptico para preparações de pele antes da cesariana, visto que os ensaios clínicos não demonstraram resultados significativos sob ISC. CONTRIBUIÇOES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Conhecer as potencialidades dos antissépticos na prevenção de ISC, implica em promover a saúde, reduzindo as possibilidades de riscos e mortalidade geral. Contribui para que se realize novos ensaios clínicos, objetivando avaliar qual o melhor antisséptico para ser empregado na pele antes de incisões cirúrgicas.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com