Introdução: A iniciação científica é um espaço da pesquisa científica destinada aos graduandos para que possam desenvolver projetos de pesquisa e ampliar seu conhecimento de uma determinada área. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica na iniciação científica e a importância desse programa na formação estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de relato de experiência, de abordagem crítico-reflexivo, e cunho descritivo-compreensivo, sobre a vivência de ser participante do Projeto de Pesquisa de Iniciação Cientifica “A importância do acolhimento com classificação de risco na emergência obstétrica: equipe sentinela” durante o período de março a setembro de 2020.Resultados: Durante a trajetória como integrante da Iniciação Cientifica foram vivenciadas atividades do universo da pesquisa como reuniões quinzenais para discussões do objeto do projeto, das atividades a serem desenvolvidas pelo grupo, concomitante as essas reuniões foi possível participar ativamente na construção do instrumento de coleta da pesquisa, artigos e resumos para exposições em congressos. Durante este processo foi possível articular e adaptar a coleta da pesquisa durante período do distanciamento social. Alguns sentimentos emergiram como: receio de conciliar as atividades da iniciação cientifica concomitante com as atividades acadêmicas, e a incerteza referente a possibilidade não responder as expectativas dos orientadores frente ao novo desafio. Discussão: A atividade possibilitou ampliar os conhecimentos adquiridos na graduação. Diante da participação constante na produção científica em eventos foi possível desenvolver a maturidade frente à ciência e possibilitou como acadêmicos passar da condição de ouvintes passivos para sujeitos ativos. Conclusão: A experiência oportunizou crescimento pessoal e profissional, possibilitando um olhar mais atencioso e consciencioso do universo da investigação científica. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Como contribuição temos o desenvolvimento de potenciais pesquisadores e a ampliação da visão do universo da investigação.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com