INTRODUÇÃO: Os serviços de urgência e emergência são destinados ao atendimento de situações de maior gravidade, nos quais a objetividade e dinâmica intensa são constantes, e a demanda excessiva pode comprometer a qualidade do atendimento e o cuidado humanizado com os pacientes. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no atendimento e cuidado humanizado com paciente em uma unidade de pronto atendimento. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do 4º semestre da disciplina de Fundamentos Técnicos do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino privada. As atividades foram conduzidas em uma Unidade de Pronto Atendimento Porte III em uma cidade do norte do Paraná no setor de observação, no período noturno com quatro horas diárias durante cinco dias. RESULTADOS: Foi admitida uma mulher, 86 anos com queixas de dermatite e lombalgia, depois de inúmeras procuras por atendimento nos serviços. DISCUSSÃO: Ao acolhimento notou-se que o foco do atendimento não foram as queixas principais e sim, seu estado psicológico abalado, revelando quadro análogo à depressão. Encaminhada para medicação, foi recebida pelos acadêmicos, no qual evidenciaram que sua real necessidade era escuta ativa, pois sentia-se solitária. Mostrou-se passiva quanto aos procedimentos realizados, sendo indispensável auxílio em atividades simples, e contato constante com os acadêmicos, negando-se partir após alta e melhora de sintomas. CONCLUSÃO: Constata-se a importância da comunicação eficaz entre paciente e equipe, além do respeito e resolutividade, contribuindo assim para que o profissional tenha escuta ativa com olhar humanizado oferecendo uma assistência de qualidade, importantes na atenção à saúde em urgência e emergência. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Julga-se imprescindível o preparo do enfermeiro desde a graduação para o cuidado humanizado em todos os níveis de atenção à saúde, para que além das necessidades pontuais, sejam despendidos cuidados integrais ao paciente.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com