Introdução: No contexto de saúde pública, a depressão e o suicídio são um dos principais problemas mundiais enfrentados na atualidade, tendo como fatores de maior relevância, as interações orgânicas, biológicas, psicológicas, genéticas, sociais, culturais e ambientais. Ainda, enfatiza-se que os profissionais de saúde, possuem uma predileção maior que as demais pessoas para desenvolver esse transtorno, devido seu contato direto com o sofrimento humano, longas jornadas de trabalho e exaustão, decorrente do excesso de cobranças e responsabilidades. Objetivo: Abordar a interação da depressão e suicídio nos profissionais de enfermagem. Material e Métodos: Realizado por meio de uma revisão literária, onde buscou-se por artigos em revistas e recomendações de órgãos e instituições de saúde, abordando a saúde mental dos profissionais enfermeiros, publicados entre 2015 a 2020. Resultados: Sendo a depressão uma das três patologias mais vistas nos profissionais de enfermagem, afetando sua vida laboral, estilo e qualidade de vida, nota-se a importância de compreendê-la, assim como conhecer os riscos e fatores envolvidos no suicídio, visto que ele é autor de aproximadamente 800 mil mortes anuis e considerado pela Organização Mundial da Saúde, como a 14ª causa de óbito. Vale ressaltar que a incidência de depressão nas mulheres, quando comparadas aos homens, é maior, sendo considerada uma das maiores causas de incapacidade. Em relação ao suicídio, os homens apresentam porcentagens mais significativas, essa diferença entre ambos os sexos, dá-se pelos aspectos fisiológicos, desempenho de gênero no papel social e pela sensibilidade emocional. Conclusão: Percebe-se a necessidade de uma intervenção precoce e um olhar mais atento aos profissionais, realizando métodos de prevenção, como a psicoterapia, ações estratégicas e educação em saúde, visando desmistificar tabus, promover autoconhecimento, acolhimento, rastreamento, evitar comorbidades associadas e identificar fatores de risco nessa classe.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com