Introdução: O adoecimento pelo Coronavírus (SARS-CoV-2) pode provocar nas pessoas, sentimentos de angustias, questionamentos sobre o significado da vida, da morte e do sofrimento causado pela doença. Tal condição desafia a enfermagem a buscar meios para aumentar o bem-estar espiritual. Objetivo: Apresentar o uso da fotografia como intervenção de enfermagem para sofrimentos espiritual de uma paciente com COVID-19. Método: Relato de experiência sobre a introdução da fotografia como cuidado a uma puérpera portadora do COVID-19, vivenciando o sofrimento espiritual com a separação do seu filho. Realizado em junho/2020, na residência multiprofissional, durante a prática assistencial num hospital público e universitário, Cuiabá/MT. Resultados: Fotografias do recém-nascido (RN) afixadas em cartaz com frases de esperança e solidariedade foram utilizadas como parte das intervenções para diminuir o sofrimento espiritual revelado pela puérpera ao declarar sentimento de culta pelo parto prematuro e o distanciamento do filho, impossibilitando-a de amamentar, cuidar e acalentar seu rebento. Discussões: Afastamento do RN assintomático é recomendado como prevenção quando a mãe é caso suspeito ou confirmado. Tal condição pode desencadear sofrimento espiritual e exige do enfermeiro conhecimento sobre o tema e as possibilidades de intervenções. É importante adotar intervenções de enfermagem que possam dar conta do distanciamento, e o recurso fotográfico possibilita a aproximação. Conclusão: A utilização de foto-cuidado como parte das intervenções contribuiu para fortalecer vínculos e reavivar sentimento de esperanças e mitigar o sofrimento espiritual. Despertou, também, a solidariedade da equipe de enfermagem aos pacientes e familiares no ambiente de trabalho. Contribuições e implicações para a Enfermagem: A enfermagem deve buscar; criar e documentar suas experiências diante dos dilemas vividos para o estabelecimento de intervenções com eficácia, diante do sofrimento humano no cenário da pandemia.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com