QUIZ AUDITORIA: FERRAMENTA DE ENSINO REMOTO

  • Autor
  • Danielen Antunes Eggres
  • Co-autores
  • Letice Dalla Lana
  • Resumo
  •  

    Introdução: A suspensão das atividades em instituições de ensino superior demandou a implementação de ações remotas por meio de tecnologias de informação e comunicação. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem na construção e implementação do Projeto de Ensino à distância intitulado “Quiz Auditoria”. Método: Relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem em um Projeto de Ensino remoto denominada “Quiz Auditoria” por uma universidade do Rio Grande do Sul entre junho e julho de 2020. Projeto estruturado no Google Forms em três etapas com questões sobre Auditoria nos Serviços de Saúde e de Enfermagem. A divulgação deu-se por e-mail e mídias sociais. O feedback aos participantes do projeto foi o número de acertos e referenciais teóricos. Resultados: A fase de seleção das questões e de referenciais teóricos escolhidas para os formulários permitiu o aprofundamento teórico sobre a temática. A participação semanal favoreceu o conhecimento, responsabilidade formativa, organização das atividades e o desenvolvimento de habilidade de uso e elaboração de tecnologias de informação e comunicação. A disponibilidade da acadêmica em sanar dúvidas e auxiliar os discentes participantes do projeto facilitou a adesão e o cumprimento da proposta. Contribuições: A participação acadêmica nas etapas de planejamento e implementação do projeto é primordial para a viabilidade e efetividade de modo remoto, visto a alta adesão de participantes. É cabível e viável executar projetos de ensino em meio a suspensão das aulas, principalmente por meio de quizzes. Implicações para a Enfermagem: A oferta de atividades de ensino aliada ao uso de tecnologias de comunicação remota é capaz de estimular a leitura de referenciais teóricos, facilitar o conhecimento de forma didática e interativa, além de servir como preparo para o uso das metodologias em processos de seleção.

     

  • Palavras-chave
  • Educação à Distância; Auditoria de Enfermagem; Materiais de Ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com