Introdução: Os vírus linfotrópicos de células T humanas (HTLV), pertencem à família Retroviridae, à mesma família do HIV, infectam células T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. O HTLV-1 pode ser transmitido por relações sexuais, agulhas ou seringas contaminadas, pelo leite materno e pela transfusão de sangue e seus derivados. Objetivo e Método: Realizar uma revisão sobre a infecção por HTLV durante a gestação. Utilizou-se como bases de dados: Medline, Scielo, LILACS e Google Acadêmico, e a estratégia de busca: (“HTLV-1 Infections”[Mesh]) AND “HTLV-2 Infections”[Mesh]) AND “Pregnancy” [Mesh]) AND “Prevalence”[Mesh], tendo sido encontrados 20 artigos. Nas demais bases foram utilizados os termos “HTLV” e “gravidez”, foi encontrado um total de 17 artigos, 2 teses e 1 dissertação. Resultados e discussões: Posteriormente a análise dos resumos dos artigos, excluir 30 artigos por duplicidade ou não se enquadrarem nos critérios de inclusão pré-estabelecidos. Restaram 6 artigos, 2 teses e 1 dissertação, que foram utilizados para formular os resultados. A transmissão do HTLV-1/2 pode ocorrer de três formas: contato sexual, com sangue ou secreções e por transmissão vertical (TV). A TV acontece em cerca de 20% dos filhos de mães infectadas, sendo sua principal via o aleitamento materno prolongado. A prevalência da infecção sofre alterações regionais, indo de 0,13% no Mato Grosso do Sul a 0,8% na Bahia. O maior abalo da infecção pelo HTLV-1/2 em mulheres ocorre no puerpério, em função da orientação para não praticar a amamentação. Conclusão:Podemos concluir que muito se precisa ser feito em relação ao conhecimento do HTLV. Educação permanente para os profissionais que estão na ponta, recebendo essas gestantes, realizando os exames necessários para se evitar uma transmissão vertical.Implicações para enfermagem: Permite dar embasamento para pensar o cuidado à gestante e divulgação do trabalho do enfermeiro na área obstétrica.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com