INTRODUÇÃO: A enfermagem tem papel fundamental nos serviços de saúde, pois a sua assistência é empreendida de maneira transversal. Nesse contexto, ela encontra-se inserida em diversas áreas na promoção do cuidado, incluindo à população em situação de privação de liberdade que, apesar de marginalizada, necessita do amparo integral e humanizado à saúde. OBJETIVOS: Descrever as contribuições da assistência da enfermagem à mulheres em situação de privação de liberdade. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram incluídos artigos completos, escritos em português e inglês, entre 2010 e 2020 e excluídos duplicados. Utilizados os Descritores Controlados de Saúde (DeCS): “Saúde da Mulher”, “Assistência de Enfermagem”, “Cárcere” (operador booleano “AND”). RESULTADOS: Foram encontrados 11 artigos, sendo 3 selecionados dentro dos critérios de inclusão. Na análise dos estudos, os materiais selecionados traçam, além dos perfis socioeconômicos das mulheres em situação de cárcere, os cuidados da equipe de enfermagem ligados ao acolhimento, a consulta de enfermagem, ações de promoção da saúde e prevenção. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: As mulheres, dentro do sistema prisional, estão ainda mais sujeitas a situações de vulnerabilidade em saúde. Ainda que os espaços físicos sejam inadequados e os serviços de saúde ineficazes, a enfermagem consegue promover ações educativas para saúde reprodutiva e sexual das reclusas. Além de realizar o acompanhamento da situação vacinal, exame das mamas, ginecológico, e consultas de pré-natal. Dessa forma, a assistência se baseia na prevenção de agravos e promoção da saúde. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Vista a necessidade da atenção à saúde da mulher em situação de privação de liberdade efetiva, o aprimoramento das ações de enfermagem inseridas na dinâmica prisional, é fundamental para assegurar seus direitos.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com