APRENDIZAGEM PELA EXPERIÊNCIA SOBRE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA A UM IDOSO COM PROPOSTA DE CIRURGIA DE URGÊNCIA NO CONTEXTO COVID-19
Introdução: Aprendizagem balizada pela experiência é uma condição inerente à vida humana. Objetivo: refletir sobre conhecimentos necessários para aprendizagem da sistematização da assistência perioperatória no contexto da COVID-19, a partir do atendimento a um idoso hipertenso submetido a reoperação prolapso de ileostomia. Metodologia: relato de experiência realizado nos encontros com tutora da área cirúrgica e residentes de enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com ênfase em Cardiovascular, entre fevereiro a maio de 2020 em Cuiabá. A seleção de um caso para estudo envolveu um idoso que tivesse passagem pela clínica cirúrgica e sala operatória. O método da maiêutica socrática serviu de base para a construção. Resultados: Quinze encontros foram realizados, presenciais e on-line. O tema foi a sistematização da assistência de enfermagem perioperatória, sendo priorizados alguns diagnósticos de enfermagem: risco de contaminação pelo COVID-19 no ambiente hospitalar, risco de infecção no sítio cirúrgico, risco de tromboembolismo, higiene oral deficiente, risco de complicações cirúrgica e complicações anestésicas. Discussões: o paciente não estava com COVID-19, mas era do grupo de risco. Risco de infecção no sítio cirúrgico inicia no ato operatório e mantém até 30 dias do pós. Risco de tromboembolismo foi classificado como pequeno grau. Déficit de higiene oral demandou cuidados pré e pós. Riscos de sangramento no local operado e o de infarto no miocárdio são complicações relacionadas a cirurgia e anestesia. A educação em saúde foi pensada e, no cenário de COVID-19, o tempo de internação diminuído e cirurgias restritas a casos emergenciais. Conclusão: Escolher um caso para aprofundamento sobre o cuidado perioperatório contribuiu para o aprendizado tornando a prática completa e baseada em evidências.
Descritores: Aprendizagem. Enfermagem perioperatória. Idoso. Infecções por coronavirus.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com