Introdução: O transporte aeromédico compreende o deslocamento de pacientes por via aérea, em aeronaves de asa rotativa ou fixa. Especificamente a partir da primeira Guerra Mundial o transporte aeromédico teve destaque e, na segunda Guerra Mundial os profissionais de enfermagem já eram especializados nessa modalidade, ficando conhecidos como “Flight Nurses”. Objetivo: Relatar a atuação do enfermeiro de vôo em um serviço de atendimento e resgate aeromédico de uma cidade de médio porte da região Extremo Oeste Catarinense. Metodologia: Relato de experiência a partir da vivência de uma enfermeira especialista em medicina aeroespacial e transporte aeromédico, bem como de visita técnica realizada por acadêmica da oitava fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, no ano de dois mil e dezenove. Por meio das Atividades Teórico-Práticas surgiu a oportunidade de inserção e observação da rotina deste serviço. Resultados e Discussão: A preparação prévia do paciente em resgates aéreos é uma das medidas de extrema importância. O paciente deve estar o mais estabilizado possível, pois dentro da aeronave a limitação do espaço físico interno diminui a mobilidade do enfermeiro. A equipe de vôo deve estar preparada para o uso adequado e correto manuseio de todo o material e equipamentos utilizados durante o transporte e o sistema de comunicação pessoal dos tripulantes necessita estar em perfeita harmonia para que o mesmo ocorra sem intercorrências e com segurança. Conclusão: O enfermeiro deve ser capacitado para todas as situações clínicas possíveis, entender a relação fisiológica do usuário com a situação de voo, pois há adaptação atmosférica, o transporte deve ter como base a segurança do paciente. Contribuições e implicações para a enfermagem: Contribuir com o contexto das práticas do enfermeiro no ambiente aeroespacial e dar visibilidade à profissão em mais um cenário específico do cuidado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com