Introdução: Comunicação efetiva é uma habilidade humana, que possui a capacidade de evitar danos à saúde do cliente. Objetivo: Expor um relato de experiência sobre a comunicação efetiva da equipe multiprofissional na prevenção de intubação de paciente COVID-19 positivo, em um hospital público no município de Aracaju. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre comunicação efetiva da equipe multiprofissional, vivenciado em um hospital público de Aracaju. Os Descritores em Ciências da Saúde utilizados foram: comunicação, intubação e prevenção. Resultados: A comunicação eficiente entre a equipe multiprofissional promoveu melhora na qualidade dos parâmetros ventilatórios dos pacientes, bem como a diminuição de execução dos procedimentos invasivos como a Intubação Orotraqueal (IOT) e Ventilação Mecânica Invasiva (VMI). Discussão e Conclusão: A manutenção da estabilidade ventilatória do paciente diagnosticado com COVID-19, depende potencialmente da boa interação entre a equipe multiprofissional, sendo eles: enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas. Desse modo, quando a equipe interage entre si em prol da melhora respiratória do cliente, através de medidas preventivas como posicionamento prona, utilização de máscaras de oxigênio com maiores quantidades de litros, práticas de exercícios respiratórios e uso de Ventilação Não-Invasiva (VNI), consequentemente haverá menores possibilidades de IOT ou uso de VMI, bem como redução de riscos de infecções. Torna-se imprescindível, portanto, que a comunicação entre a equipe multiprofissional seja efetiva, a fim de minimizar a prática de procedimentos invasivos e os riscos de infecção hospitalar. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Salientar a necessidade da comunicação efetiva da equipe multiprofissional em prol da redução de IOT de pacientes diagnosticados com COVID-19. Não houve implicações para a Enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com