A adolescência é uma fase que traz consigo mudanças biopsicossociais que podem gerar conflitos, tornando-os vulneráveis emocionalmente, além de acarretar um quadro psicopatológico, e consequentemente o comportamento suicida. Tal comportamento pode surgir como uma forma dos adolescentes lidarem com o sofrimento, minimizando a angústia e a dor emocional. Partindo disso, é possível prevenir o suicídio, desde que os enfermeiros estejam aptos a reconhecem os fatores de risco, avaliar o risco e principalmente realizar intervenções de manejo psicossociais para evitar o suicídio. Objetivo: descrever as intervenções de manejo do enfermeiro frente ao comportamento suicida em adolescentes. Método: Foi realizado uma pesquisa sistemática em artigos publicados no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) entre março a agosto de 2020, utilizando-se a metodologia PICo (na qual o P = população, I = intervenção/interesse, Co = comparação ou desfecho), afim de responder à seguinte questão norteadora: “Quais evidências cientificas há na literatura nacional a respeito das intervenções de manejo do enfermeiro frente ao comportamento suicida em adolescente”. Resultados: As intervenções de manejo realizado pelo enfermeiro incluir escuta terapêutica, trabalhar os sentimentos suicidas, focalizar nos aspectos positivos, contrato de não suicídio, orientações através da consulta de enfermagem ou por meio dos grupos terapêuticos, permitindo um espaço de confiança e de dialogo ao adolescente. Conclusão: O comportamento suicida na adolescência surge em virtude de diversas situações, sendo necessário a identificação e intervenções de manejo precoce de tal comportamento, evitando assim o suicídio. Contribuições e Implicações para Enfermagem: O enfermeiro contribui de forma significativa nas intervenções de manejo através da consulta de enfermagem, visita domiciliar e grupos terapêuticos na atenção básica e nos centros de atenção psicossocial, proporcionando meios para que os adolescentes e seus familiares consigam lidar com o problema.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com