No dia de 17 de março de 2020, a capital de Minas Gerais registrou o início da transmissão comunitária da COVID-19, com 10 casos confirmados. A partir de então iniciou-se, entre outras medidas, a reorganização dos fluxos assistenciais para atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo deste estudo é relatar as estratégias de enfrentamento à COVID-19 adotadas por um centro de saúde da APS de Belo Horizonte. Trata-se de um relato de experiência de enfermeiras que atuam em um Centro de Saúde da capital mineira. Dentre as inúmeras estratégias adotadas, algumas foram primordiais para o auxílio no enfrentamento à pandemia: Pré-recepção realizada na porta de entrada por um profissional de enfermagem, direcionando pacientes com sintomas respiratórios para espaços destinados para tal e evitando contato com pacientes não sintomáticos; mudança na distribuição de senhas para atendimento, que antes eram higienizadas e reaproveitadas e passaram a ser descartáveis; aumento do prazo na dispensação de medicamentos pela farmácia do centro de saúde, que antes era realizada mensalmente e passou a ser bimestralmente, diminuindo assim a circulação de pacientes na unidade; treinamento da equipe de enfermagem para correta utilização dos EPI’s pelos profissionais durante a assistência ao paciente em todos os setores, como sala de curativos, sala de vacinas, acolhimento, consultórios médicos, consultórios de enfermagem, sala de administração de medicamentos e de oxigenioterapia, sala de observação e de classificação de risco. A APS tem o papel fundamental de identificar precocemente os casos de COVID-19, visto que é a porta de entrada preferencial do sistema de saúde. É primordial a coordenação do cuidado e o cumprimento dos fluxos de atendimento para a minimização dos riscos, assegurando assim a segurança da equipe de enfermagem e do paciente.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com