INTRODUÇÃO: A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas estimula a autonomia e pensamento crítico do aluno na construção do conhecimento através do incentivo ao desenvolvimento de habilidades como pesquisa, discussão e problematização. A metodologia é centrada no aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor o papel de facilitador/tutor desse processo; em sua implementação, são identificadas potencialidades e dificuldades na formação acadêmica. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos sobre potencialidades e dificuldades vivenciadas na metodologia da aprendizagem baseada em problemas. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de acadêmicos de enfermagem e medicina de uma universidade pública do interior do Nordeste a respeito da metodologia implementada nos cursos, a aprendizagem baseada em problemas, entre 2017 e 2019. RESULTADOS: Identificou-se potencialidades como o protagonismo do aluno no aprendizado; desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e pensamento crítico na resolução de casos clínicos; aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, intrapessoais e de comunicação; além de maior aprendizado. As dificuldades vivenciadas incluíram a adaptação ao modelo de ensino ativo e preocupações sobre a delimitação da profundidade de conteúdo a ser discutido e da participação ativa nas discussões das sessões tutoriais, como parte do processo avaliativo. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A metodologia apresenta potencialidades e dificuldades ao ser implementada na formação acadêmica; no entanto, influencia positivamente na formação de profissionais críticos e imersos na resolução de problemas, potencializando habilidades e competências de liderança e autenticidade e preparando-os para o mercado profissional. Dessa forma, sua implementação torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e participativo. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Reconhecimento do uso da metodologia de aprendizagem baseada em problemas na formação de conhecimentos mais sólidos no processo de ensino-aprendizagem e de profissionais com melhor raciocínio clínico e pensamento crítico.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com