VIVÊNCIA DA FORMAÇÃO NA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Max Lee Cruz Silva
  • Co-autores
  • Lislayle Silva Santos , Giovanna de Jesus Teixeira , Icaro Cruz Silva , Ingrede Tatiane Serafim Santana
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO:  A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas estimula a autonomia e pensamento crítico do aluno na construção do conhecimento através do incentivo ao desenvolvimento de habilidades como pesquisa, discussão e problematização. A metodologia é centrada no aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor o papel de facilitador/tutor desse processo; em sua implementação, são identificadas potencialidades e dificuldades na formação acadêmica. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos sobre potencialidades e dificuldades vivenciadas na metodologia da aprendizagem baseada em problemasMÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de acadêmicos de enfermagem e medicina de uma universidade pública do interior do Nordeste a respeito da metodologia implementada nos cursos, a aprendizagem baseada em problemas, entre 2017 e 2019. RESULTADOS: Identificou-se potencialidades como o protagonismo do aluno no aprendizado; desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e pensamento crítico na resolução de casos clínicos; aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, intrapessoais e de comunicação; além de maior aprendizado.  As dificuldades vivenciadas incluíram a adaptação ao modelo de ensino ativo e preocupações sobre a delimitação da profundidade de conteúdo a ser discutido e da participação ativa nas discussões das sessões tutoriais, como parte do processo avaliativo. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A metodologia apresenta potencialidades e dificuldades ao ser implementada na formação acadêmica; no entanto, influencia positivamente na formação de profissionais críticos e imersos na resolução de problemas, potencializando   habilidades e competências de liderança e autenticidade e preparando-os para o mercado profissional. Dessa forma, sua implementação torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e participativo.  CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Reconhecimento do uso da metodologia de aprendizagem baseada em problemas na formação de conhecimentos mais sólidos no processo de ensino-aprendizagem e de profissionais com melhor raciocínio clínico e pensamento crítico.

  • Palavras-chave
  • Educação Superior; Aprendizagem Baseada em Problemas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com