INTRODUÇÃO: para a administração de medicamentos intramuscular há quatro regiões conhecidas: Ventro Glútea, Vasto lateral da Coxa, Deltoide, e Dorso Glútea. A região Ventro glútea, denominada como técnica de Hochstetter, é considerada a região mais segura para administração de medicamentos intramuscular. Em contrapartida, às diversas características dessa região que a elegem o local mais seguro para administração de injeção intramuscular, está a pouca utilização da técnica de Hochstetter pelos profissionais de enfermagem. OBJETIVO: investigar a influência que o processo formativo dos profissionais de enfermagem exerce em relação à utilização da Técnica de Hochstetter para administração de medicamentos. MÉTODOS: trata-se de um estudo exploratório, quali-quantitativa, foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas, no período de outubro e novembro de 2017. Aprovado pelo CEP da UFVJM pelo parecer nº 2.344.869. RESULTADOS: constatou-se que durante a formação de 47,83% dos entrevistados os quatro sítios para injeção intramuscular foram abordados, já para 52,17% a Técnica de Hochstetter não foi abordada. Quanto à frequência de utilização da região Ventro Glútea para administração intramuscular, 82,61% dos entrevistados afirmaram que nunca utilizaram a região e 17,39% utilizaram, mas sem frequência. DISCUSSÃO: a escolha do sítio de administração intramuscular deve basear-se em uma avaliação clínica individual, mas a literatura aponta a região Ventro Glútea como a mais segura e o Deltoide e Dorso Glúteo como as menos indicadas. Contrapondo a literatura, os dados obtidos apontam que inversão dessa premissa na prática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: há a necessidade de rever a forma de ensino de administração de medicamentos intramuscular durante a formação dos profissionais de enfermagem. Torna-se indispensável para aumentar à autonomia dos estudantes e proporcionar a inserção da técnica de Hochstetter na prática à utilização de metodologias ativas de ensino na enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com