Introdução: A adolescência apresenta-se como uma fase do desenvolvimento caracterizada por transformações e pela vivência de diferentes eventos, experiências e sentimentos. Objetivo: Analisar relatos de mães adolescentes sobre a vivência da adolescência antes da gestação. Método: Estudo qualitativo pautado em elementos da Teoria Fundamentada nos Dados vertente construtivista e apoiado nas bases conceituais do cuidado em saúde e promoção da saúde, realizado em um município do interior de Minas Gerais. Por meio da técnica do snowball vinculada com a amostragem teórica foram selecionadas as 11 mães adolescentes participantes deste estudo. Os dados foram coletados em 2017 com a utilização de entrevistas semiestruturadas, gravadas, e analisados em duas etapas: codificação inicial e codificação focalizada. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer 2.069.288. Resultados: Nos relatos, a adolescência apareceu como uma fase que possibilita a vivência de momentos singulares, sendo permeada por amizades, estudos, ingresso no mercado de trabalho, práticas de esportes e lazer com familiares e amigos. A adolescência também foi retratada como um período de exposição às situações vulneráveis, como uso de drogas lícitas e ilícitas, com aspectos descritos pelas adolescentes de autoavaliação dos momentos de vida anteriores a gestação. Discussão e conclusão: Entende-se que a adolescência foi vivenciada de diferentes formas antes da gestação, com destaque para fatores de proteção e vulnerabilidade que emergiram dos relatos das mães adolescentes. Nesse sentido, acredita-se que a apreensão dessas vivências pode auxiliar na compreensão de marcos e trajetória de vida da adolescente mãe. Contribuições e implicações para a Enfermagem: O conhecimento do cenário vivenciado pela adolescente antes da gestação pode auxiliar à enfermagem na construção de um cuidado particularizado e promotor da saúde, que reconheça necessidades e ofereça apoio no realinhamento dos planos traçados para o futuro.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com