Introdução: A Educação Interprofissional, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é a colaboração e a prestação de serviços com a prática ao qual estudantes de diferentes profissões aprendem de forma cooperativa, proporcionando que profissionais de diferentes profissões durante a graduação trabalhem juntos e em um mesmo projeto de forma colaborativa. Objetivo: Relatar a experiência da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) no que tange ao início do trabalho com a interprofissionalidade na UNEMAT do campus de Cáceres. Método: Em agosto de 2018, a FACIS divulgou o edital Interno de seleção de professores para participar do Programa de Educação no Trabalho em Saúde (PET). Foram disponibilizadas 12 vagas, no entanto, seis docentes selecionados para atuar como tutores. A seguir, foi publicado um edital e selecionado 27 estudantes da FACIS. Em abril de 2019, deram início as atividades. Resultados: O projeto contribui uma melhor compreensão de funções e responsabilidades de cada membro da equipe do projeto; reconhecimento da importância de cada profissional no contexto da interprofissionalidade, sendo igualmente válidos e importantes. Discussão: O projeto PET está auxiliando na integração e formação dos acadêmicos, a inserção destes, desde o início da vida acadêmica, nos serviços de saúde o oportunizando-os conhecer o funcionamento e a realidade do SUS, viabilizando uma maior integração da teoria com a prática. Conclusão: O grupo passou a ter clareza dos papéis de cada profissão, o reconhecimento da equipe; a comunicação interprofissional melhorou na prática de assistência a atenção ao paciente e melhora na liderança colaborativa. Contribuição e implicação de Enfermagem: Para o profissional de enfermagem, a interprofissionalidade vem para somar com objetivo de um atendimento mais integral de saúde, reduzindo a fragmentação do cuidado, melhorando as relações interprofissionais e do trabalho em equipe.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com