COMUNICAÇÃO DOS PAIS SOBRE PROCEDIMENTO INVASIVO PARA OS FILHOS
INTRODUÇÃO: A assistência de enfermagem à criança hospitalizada transcende aos cuidados físicos e para ser efetiva deve atender às necessidades emocionais da criança e seus pais/família. Os pais precisam de informações e orientações para prepararem, apoiarem e participarem antes e durante os procedimentos que serão realizados com os filhos para proporcionarem segurança emocional e conforto para as crianças e evitarem que elas se sintam enganadas ou ameaçadas por eles. OBJETIVO: Identificar como os pais comunicam os filhos pré-escolares (três a seis anos) sobre o procedimento invasivo que serão submetidos. MÉTODO: Estudo descritivo, qualitativo, realizada a partir de uma entrevista semiestruturada com 23 pais de crianças pré-escolar que participaram do projeto Hospital do Ursinho, realizado por uma universidade particular na zona norte da cidade de São Paulo em novembro de 2019. A análise dos dados foi realizada de acordo com o referencial metodológico da análise de conteúdo, descrito por Bardin, seguindo as fases de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados utilizando a inferência e a interpretação. RESULTADOS: Emergiram duas categorias temáticas: “Falando a verdade para o filho”, “Utilizando de estratégias para minimizar sofrimentos e estresse com o filho”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se que a comunicação dos pais sobre procedimentos invasivos aos filhos se expressa, para alguns, por falar a verdade permitindo que a criança tenha confiança e se sinta acolhida. O despreparo em lidar com estas situações, também foi evidenciado, por meio da omissão, mentira, barganha e convencimento para evitar procedimentos mais dolorosos. Este estudo contribuirá para que profissionais de saúde repensem como preparar os pais para terem uma comunicação honesta com seus filhos sobre procedimentos invasivos e sejam promotores do bem-estar, evitando traumas emocionais e fortalecendo o apoio e o vínculo de confiança. Palavras-chave: Pais; Terapêutica; Comunicação.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com