Introdução. A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que fortalece a formação acadêmica e que propicia o desenvolvimento das competências e habilidades teórico-práticas dos estudantes, requeridas para a atuação profissional. Objetivos. Relatar a vivência nas atividades de monitoria da disciplina Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso e refletir sobre sua importância na formação acadêmica e utilização na prática profissional. Método. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência discente na monitoria referida, realizada no período de agosto e dezembro de 2019, em uma turma de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Resultados. A monitoria foi desenvolvida com base em metodologias ativas, como discussões em grupo, produções científicas, seminários, simulações teatrais e rodas de conversa. Houve participação no planejamento e construção do plano de disciplina junto às docentes responsáveis, participação em aulas teóricas e práticas, bem como em projeto de extensão vinculado ao componente curricular, oportunizando à monitora o desenvolvimento de habilidades docentes. Houve aprofundamento dos conteúdos teóricos, além de desenvolver a capacidade de planejamento através aulas práticas envolvendo discentes e idosos, propiciando a iniciação à docência tanto com os monitorados quanto com os sujeitos que foram assistidos durante a disciplina. Discussão e conclusão. As atividades desenvolvidas possibilitaram uma melhor formação, tanto para os alunos monitorados quanto para o monitor, pois sob orientação docente, desenvolveu-se durante as aulas teóricas novas atividades, com diversas metodologias. Com isso, entende-se que os ensinamentos adquiridos e construídos, integram-se ao conhecimento intelectual e social do aluno monitor, possibilitando novas perspectivas acadêmicas. Contribuições e implicações para a enfermagem. A monitoria direciona a formação para uma perspectiva ampliada a partir da qual é possível estruturar a organização de ações que podem contribuir significativamente na formação de egressos com capacidade para contribuir com práticas assistenciais de maior qualidade.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com