Introdução: A saúde mental é compreendida não somente como a ausência de doença mental, mas também como a habilidade de pensar, aprender e entender nossas próprias emoções e reações, como as de outras pessoas. Assim, o desequilíbrio emocional é um fator que facilita o desenvolvimento de doenças mentais, processo evidenciado pela pandemia de COVID-19, precursora de perturbações psicossociais que afetam a capacidade de enfrentamento da população. Objetivos: Descrever a experiência em ser voluntário do projeto de acolhimento psicossocial remoto, intitulado “Calma Nessa Hora”, durante abril e setembro de 2020. Métodos: Relato de 4 estudantes de enfermagem de uma equipe multiprofissional, composta por profissionais e acadêmicos na área da saúde, que, após treinamentos, realizaram acolhimentos psicossociais via chat com supervisão, durante o período de quarentena. Resultados: A equipe proporcionou acolhimento para pessoas de diferentes idades, gêneros e localidades. Frente a situação desafiadora instaurada pela pandemia, a população foi imposta a ambientes estressores, acarretando variadas demandas para plataforma, sendo as maiores, referentes a insegurança devido ao contexto vivenciado, que resultou, principalmente, em conflitos sociais e sintomas de doenças mentais, como depressão e ansiedade. Discussão: Os acolhimentos foram pertinentes, uma vez que ofertaram oportunidade para prática em saúde mental, que geralmente é negligenciada nos cursos de saúde. Conclusão: Fica evidente a importância desse espaço para que em momentos de angústia, o indivíduo tenha um refúgio. Ademais, o projeto proporcionou à equipe, transformações ímpares no modo de assistir e validar o sofrimento do paciente. Contribuições e implicações para enfermagem: É possível inferir que o projeto colaborou para a aprendizagem de um acolhimento e escuta livre de julgamento e empática, visando o bem-estar do paciente. Consequentemente, esse conhecimento beneficia o cuidado de enfermagem, compreendendo o paciente em todos aspectos: biológicos, sociais e culturais.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com