Introdução: A vida humana, atualmente é um processo complexo, sujeita a influências de diversos fatores. Assim, a atenção à saúde passou a depender da interação de vários profissionais e, para isso, é necessário, que desde a formação, pratique-se a interdisciplinaridade, caracterizada pela troca de saberes entre disciplinas, a fim de melhorar a qualidade dos serviços. Objetivos: Descrever percepções adquiridas a partir da articulação entre enfermagem e psicologia. Métodos: Relato de experiência de discentes de enfermagem, da Universidade Federal de Viçosa, sobre a construção de um seminário, proposto pela disciplina “Psicologia”, que ocorreu através da escolha, pelo grupo, de um cenário de atuação da enfermagem e sua associação prática com uma corrente de estudos da psicologia. As áreas inter-relacionadas foram: o papel do enfermeiro na prevenção da violência obstétrica e a Teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Resultados: O seminário foi desenvolvido a partir de pesquisas literárias dos temas propostos, análise/associações entre ambos e exposição conclusiva, por meio de apresentação oral. Esses momentos evidenciaram interações entre as temáticas, destacando aos estudantes a importância da união entre conhecimentos em saúde. Discussão: A psicoterapia de Rogers propõe respeito à individualidade, transparência profissional e empatia. Sendo estes, aspectos comuns à assistência de enfermagem ao parto, que deve ser humanizada e, seus profissionais éticos, informativos e empáticos com as gestantes, para que estas possam desfrutar de uma experiência positiva durante o nascimento. Conclusão: Pode-se perceber a importância da formação de enfermeiros que considerem a prática interdisciplinar em seu exercício profissional. Contribuições e implicações para a enfermagem: Este trabalho objetiva contribuir com a melhoria do cuidado de enfermagem ao evidenciar efeitos de abordagens essenciais em sua formação, como a interdisciplinaridade.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com