A dor crônica tem como causas comuns são as condições musculoesqueléticas da coluna vertebral. As técnicas complementares são utilizadas para reduzir a dor, entre elas, a auriculoterapia e a ventosaterapia. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da auriculoterapia com LASER associado a ventosaterapia em pontos sistêmicos na dor crônica na coluna vertebral. Foi realizado um ensaio clínico randomizado, controlado com avaliador mascarado. Os voluntários foram submetidos a três avaliações. A primeira no momento zero, seguida por avaliação após a última sessão e com seguimento de 15 dias. Foi utilizada a Escala Visual Numérica da Dor (EVN) para avaliar a maior intensidade de dor na coluna vertebral nos últimos sete dias que antecederam as avaliações. Os indivíduos foram randomizados em: Grupo Experimental (GE, n=24) e Grupo Controle (GC, n=23). O GE foi submetido a 10 sessões de auriculoterapia com LASER duas vezes na semana e cinco sessões de ventosaterapia. O GC não recebeu qualquer intervenção. Os resultados demonstraram na comparação intragrupos redução significativa da maior dor nos últimos sete dias entre todos os momentos (p = <0,0001) no GE. Na comparação intergrupos os resultados foram significativos entre os grupos nos momentos pós (p = 0,005) e follow-up (p = <0,001). Os achados da literatura corroboram com o resultado positivo do protocolo adotado no estudo. Concluiu-se que a intervenção foi eficaz na diminuição da maior dor nos últimos sete dias, os efeitos da intervenção se mantiveram no seguimento de 15 dias. O protocolo realizado é de fácil replicação na prática clínica de enfermagem, podendo ser um tratamento de escolha entre as PICS e utilizado de forma rotineira no manejo das dores crônicas na coluna vertebral.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com