Introdução: a saúde da criança possui diversas peculiaridades e seu ensino para as turmas de enfermagem, requerem atenção e rigor programático, visto que é um assunto extenso e de grande importância, e mediante o cenário de pandemia, as escolas e universidades precisaram se adequar a realidade digital. Objetivo: relatar a experiência do uso da ferramenta WebQuest para o ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem. Método: estudo do tipo relato de experiência acerca do uso da ferramenta WebQuest para o ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil em agosto de 2020. Todo o layout e conteúdos foram previamente construídos pelas professoras na plataforma do Google. Os alunos receberam a explicação de como seria realizada a atividade por meio de aula online ao vivo. A WebQuest montada era totalmente intuitiva, com conteúdos para leitura, vídeos, chat de interação e ao final um questionário com perguntas sobre a disciplina. Resultados: os alunos deixaram diversas mensagens de satisfação com o método aplicado, afirmando que ferramentas como esta trazem leveza ao aprendizado em assunto tão complexo como é a saúde da criança, e também promove o entretenimento em momento de pandemia. Discussão: a utilização de metodologias ativas para o ensino de saúde da criança é essencial para a fixação do conteúdo, bem como a participação dos alunos na aula online. Conclusão: a ferramenta WebQuest foi aplicada com êxito e obteve aprovação dos acadêmicos de enfermagem. Contribuições e implicações para a Enfermagem: a aplicação de diferentes métodos de ensino no curso de enfermagem na saúde da criança, permite ao acadêmico a reflexão acerca das questões apresentadas para resolução das atividades, formando profissionais com forte senso crítico-reflexivo.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com