WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE ENSINO SOBRE SAÚDE DA CRIANÇA: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PANDEMIA

  • Autor
  • Bianca Machado Cruz Shibukawa
  • Co-autores
  • Maria de Fátima Garcia Lopes Merino , Vanessa Paula Lanjoni , Ieda Harumi Higarashi
  • Resumo
  •  

    Introdução: a saúde da criança possui diversas peculiaridades e seu ensino para as turmas de enfermagem, requerem atenção e rigor programático, visto que é um assunto extenso e de grande importância, e mediante o cenário de pandemia, as escolas e universidades precisaram se adequar a realidade digital. Objetivo: relatar a experiência do uso da ferramenta WebQuest para o ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem. Método: estudo do tipo relato de experiência acerca do uso da ferramenta WebQuest para o ensino de saúde da criança na graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil em agosto de 2020. Todo o layout e conteúdos foram previamente construídos pelas professoras na plataforma do Google. Os alunos receberam a explicação de como seria realizada a atividade por meio de aula online ao vivo. A WebQuest montada era totalmente intuitiva, com conteúdos para leitura, vídeos, chat de interação e ao final um questionário com perguntas sobre a disciplina. Resultados: os alunos deixaram diversas mensagens de satisfação com o método aplicado, afirmando que ferramentas como esta trazem leveza ao aprendizado em assunto tão complexo como é a saúde da criança, e também promove o entretenimento em momento de pandemia. Discussão: a utilização de metodologias ativas para o ensino de saúde da criança é essencial para a fixação do conteúdo, bem como a participação dos alunos na aula online. Conclusão: a ferramenta WebQuest foi aplicada com êxito e obteve aprovação dos acadêmicos de enfermagem. Contribuições e implicações para a Enfermagem: a aplicação de diferentes métodos de ensino no curso de enfermagem na saúde da criança, permite ao acadêmico a reflexão acerca das questões apresentadas para resolução das atividades, formando profissionais com forte senso crítico-reflexivo.

  • Palavras-chave
  • Educação em Enfermagem, Saúde da Criança, Materiais de Ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com