Introdução: A Síndrome da Imobilidade é o conjunto de sinais e sintomas que causam a perda dos movimentos à pessoa acamada por longos períodos, afetando principalmente idosos que apresentam afecções neurológicas e músculo-esqueléticas. Assim, a enfermagem é indispensável nos cuidados preventivos e paliativos, em razão da síndrome ser irreversível. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica durante a graduação de enfermagem, observando-se os cuidados de enfermagem aos idosos com Síndrome da Imobilidade. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente ao estágio do componente curricular Saúde do Adulto e do Idoso, realizado em uma instituição de longa permanência que fica localizada na cidade de João Pessoa-PB, no ano de 2017. Resultados: Foi possível observar os seguintes cuidados aos idosos com a síndrome: administração de medicamentos, mudanças de decúbito, auxílio na alimentação oral, higiene pessoal, criação de uma roupa especial para conter o idoso sentado ou deitado, capaz de evitar o risco de queda e trazer assim, mais conforto para o mesmo. O enfermeiro conta com apoio da equipe multidisciplinar, que em conjunto trabalham para melhoria na qualidade de vida. Discussão: Esta experiência é fundamentada no guia de atenção à reabilitação da pessoa idosa do Ministério da Saúde, que traz orientações importantes para o cuidado correto a essas pessoas. Conclusão: Os cuidados de enfermagem são essenciais, sabendo que a Síndrome da Imobilidade não tem cura. Oferecer assistência preventiva e paliativa de qualidade pode minimizar as consequências psicológicas, funcionais e orgânicas. Contribuições: foi possível contribuir para o crescimento intelectual e pessoal, bem como, olhar crítico e capacidade de analisar as ações de enfermagem. Implicações para a enfermagem: Na perspectiva da enfermagem, possibilitou a visualização da qualidade do atendimento, que focou na assistência integral e humanizada da pessoa idosa.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com