INTRODUÇÃO
A violência conjugal acarreta sérias repercussões e, muitas vezes, o espaço hospitalar é buscado no anseio de recuperação da saúde física e mental das mulheres (CAMPOS, 2015). Frente a este contexto, este estudo objetivou identificar as intervenções desenvolvidas no âmbito hospitalar no atendimento à mulher em situação de violência conjugal.
MÉTODO
Pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida com 17 profissionais de saúde de uma unidade hospitalar de um município da Bahia, Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, seguida pela análise por meio da Análise de Conteúdo Temática de Bardin. A pesquisa atendeu as resoluções n.º 466/12 e 510/16 e foi aprovada pelo CEP/UFBA (Parecer n. 3.200.210 e CAAE: 08573019.0.0000.5531).
RESULTADOS
Entre os colaboradores, sendo estes médicos, equipe de enfermagem e secretários, apenas dois afirmaram capacitação na área de violência conjugal. No que tange as intervenções no cuidado à essas mulheres, o material empírico permitiu a identificação de três categorias, a saber: notifica a violência conjugal; orienta sobre a reincidência da violência e a denúncia; e encaminha para outros serviços da rede.
DISCUSSÃO
Apesar dos colaboradores informarem essenciais ações do cuidado, destaca a ausência de capacitação em violência conjugal, precarização presente desde a graduação incipiência e que pode acarretar intervenções não eficientes (FEITOSA, et al. 2017).
CONCLUSÃO
O estudo permitiu desvelar que as intervenções no atendimento à mulher em situação de violência conjugal ocorrem através da notificação, orientação e encaminhamento para outros serviços da rede, etapas consubstanciais para o cuidado integral.
CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM
Ao desvelar o cuidado promovido pela equipe multiprofissional às mulheres em situação de violência conjugal o estudo sinaliza o contexto assistencial desta equipe, nesta inserida a enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com