POSTURAS PERCEBIDAS EM CUIDADORES INFORMAIS DE IDOSOS NO DOMICILIO DIANTE DO RISCO OU EXISTÊNCIA DE LESÃO POR PRESSÃO

  • Autor
  • Naiara Lima Chaves
  • Co-autores
  • Juliana de Sousa Lima Coutinho , Isabel Yovana Quispe Mendoza , Silmar Maria da Silva , Juliane Conceição Costa Ribeiro
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Lesão por Pressão (LPP) é definida como um acometimento tecidual devido exposição de determinada área do corpo à pressão prolongada entre uma proeminência óssea e uma superfície rígida (FEITOSA et al, 2020). Cabe ao enfermeiro atuar sobre a avaliação, capacitação, orientação e suporte ao cuidador no manejo de LPP em idosos no domicilio. OBJETIVO: Identificar as posturas percebidas em cuidadores informais de idosos no domicilio diante do risco ou existência de LPP. MÉTODOS: Revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados LILACS, BDENF, IBECS, BINACIS, MEDLINE CINAHL e Web of Science. RESULTADOS: Obteve-se um total inicial de 206 estudos que resultaram, ao final das análises, em 6 artigos publicados nos últimos 10 anos. A maioria dos estudos apontou para posturas negativas no que tange os meios de prevenção e tratamento de LPP por parte dos cuidadores informais. DISCUSSÃO: Emergiram duas questões discursivas referentes ao impacto da postura do cuidador informal na prevenção e tratamento de LPP no domicilio e ao papel da Enfermagem na potencialização do papel do cuidador informal para prevenção e tratamento de LPP. CONCLUSÃO: A postura admitida pelo cuidador interfere no desfecho dos cuidados para prevenção e/ou tratamento de LPP no domicilio e estão relacionadas a fatores passiveis de intervenção pela Enfermagem. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A prática da enfermagem requer um olhar amplo acerca do binômio idoso/cuidador, sendo imprescindível cuidar também de quem cuida. A reflexão proposta neste estudo agrega ao enfermeiro a capacidade de atuar sobre os pontos críticos e potencializar o papel do cuidador no que se refere ao cuidado do idoso no domicílio.

  • Palavras-chave
  • Idoso, Lesão por Pressão, Cuidado Domiciliar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com