Introdução: a atual pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 vem causando inúmeros danos por todo o mundo. Neste cenário, pacientes com câncer infectados pela COVID-19, podem apresentar piora na evolução e prognóstico da doença, visto que são mais vulneráveis a infecções. Objetivos: refletir sobre as repercussões da COVID-19 em pacientes oncológicos. Métodos: trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica descritiva/qualitativa. Banco de dados utilizados: Scielo, Medline/Pubmed, com artigos datados em 2020, referentes as complicações da infecção por SARS-CoV-2 em pacientes oncológicos. Resultados: Os pacientes com câncer são mais propensos a infecção pelo SARS-COV-2 em consequência da imunossupressão. Destacando-se os pacientes com neoplasias hematológicas, câncer de pulmão e doenças metastáticas em estádio avançado. Estudo realizado na China em Janeiro (2020), demostrou que pacientes com câncer podem apresentar um pior prognóstico e morte por COVID-19, mostrando casos graves da doença em pacientes não oncológicos (8%), enquanto em pacientes com câncer foi de 39%, evidenciando que o câncer de pulmão representa maiores riscos ao desenvolver complicações por COVID-19. Estudos liderados por Dra. Marina Garassino mostraram uma taxa de mortalidade por COVID-19 de 34,6% em pacientes com neoplasia torácica. Discussão e Conclusão: destarte, pacientes ontológicos apresentam alto risco de contrair o vírus, pois possuem um organismo imunossuprimido devido tratamentos com antirretrovírais, portanto merece destaque no cuidado em saúde. A COVID-19 é uma doença nova, assim os casos devem ser tratados de forma individual. Sugere-se realizar novos estudos acerca do assunto, abordando possíveis impactos da doença em paciente oncológicos, para melhor entendimento. Contribuições e implicações para a Enfermagem: A enfermagem deve está atenta aos sintomas da COVID-19, para realizar o diagnóstico e tratamento precoce, buscando diminuir complicações no paciente, e orientar sobre os cuidados necessários para evitar o contágio. Também adotar medidas para evitar contrair a doença no âmbito do trabalho.
Descritores: COVID-19. Oncologia. Complicações.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com