Introdução: A úlcera venosa acomete principalmente as pessoas adultas, sendo decorrente de uma falha metabólica das veias, as quais transportam o sangue para o coração. Dentre os tratamentos disponíveis existem as terapias compressivas, um dos mais utilizados é a Bota de Unna. Objetivos: Compreender o mecanismo de ação da Bota de Unna, a eficácia do tratamento dessa terapia em pacientes com úlceras venosas e a evolução do processo de cicatrização dessas lesões. Método: Revisão de literatura, qualitativa e descritiva, com dados buscados na bibliografia dos últimos dez anos, nas bases de dados Scielo, LILACS, Google Acadêmico e periódicos da Capes. Utilizados os Descritores em Saúde (Decs) “úlcera venosa”, “insuficiência venosa” e “bandagens compressivas”. Resultados: Os achados, em sua maioria, comprovam a eficiência da utilização da Bota de Unna no processo de cicatrização das úlceras venosas. Ademais, entre os fatores que influenciam no processo cicatricial, estão: o tamanho da lesão, presença e volume de exsudato, deambulação sem auxílio e utilização adequada dessa bandagem. Discussão: Quanto à eficácia da Bota de Unna, os achados desse estudo mostraram que o uso dessa terapia promove resultados positivos nas úlceras venosas, sendo as bandagens inelásticas mais indicadas para esses casos. É notório maior evolução do quadro cicatricial no primeiro trimestre de tratamento, o qual ocorre por meio do mecanismo de ação dessa terapia. Conclusão: A Bota de Unna é um método indicado e eficaz no tratamento de úlceras de origem venosa, principalmente quando associado a visão holística e prática adequada do profissional responsável. Contribuições e Implicações para a enfermagem: É de significativa relevância para a enfermagem o conhecimento e manejo de tal terapia, visto que esses profissionais são protagonistas no cuidado e tratamento de feridas, garantindo assim terapias mais eficazes e melhoria na qualidade de vida dos indivíduos.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com