Introdução: O Entendimento acerca da vulnerabilidade das mulheres profissionais do sexo quanto a noção de cuidados e prevenção de DST, requer uma análise mais refinada sobre as ferramentas disponíveis relacionadas ao acesso à informação. Ademais, infere-se a esse acesso e a sua margem de alcance, o contexto e realidade social, econômica, educacional, familiar e cultural dessas mulheres. Objetivos: Promover educação em saúde do grupo de mulheres profissionais do sexo, com o intuito de reduzir o risco à saúde provocado pelo sexo não seguro; disponibilizar o acesso ao exame preventivo Papanicolau. Método: Rodas de conversa promovida na Pastoral da Mulher em Juazeiro-BA, favorecendo trocas de informações, orientações, compartilhamento de vivencias dessas mulheres e espaço para esclarecimento de dúvidas; educação em saúde por meio de vídeos circulados via whatsapp. Resultados: É possível desprender dessas ações, que há por parte das mulheres presentes na roda de conversa uma boa reciprocidade quanto a troca de conhecimentos e informações. Discussão e Conclusão: Dessa forma, ainda que existam programas e políticas públicas voltadas para orientação e acolhimento das mulheres, em especial por parte da Unidade Básica de Saúde, estudos apontam que em decorrência do preconceito pelo formato de trabalho do grupo de mulheres profissionais do sexo, há uma grande evasão dessas nas atividades em comunidade, o que faz com que os serviços de saúde somente sejam procurados quando há alguma alteração ginecológica e não de forma preventiva. Contribuições e Implicações para Enfermagem: Incluir esse público nos programas de educação em saúde, proporciona a equipe de enfermagem um melhor acompanhamento das demandas sociais, psicológicas e preventivas para essas mulheres, que em muitos casos, iniciam suas práticas sexuais ainda na fase de adolescência e trazem consigo a imaturidade quanto a prevenção e redução de risco.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com